quinta-feira, 19 de março de 2009

Pai

Hoje é dia de almoçarmos juntos, recordar brincadeiras de verões passados, dar abraços apertados, ver fotografias em película sem cor, rir com as maldades feitas ás escondidas da mãe, falarmos de futebol e dos 7 - 1 que o Sporting deu ao Benfica, de cantarmos bem alto refrões desajeitados do primeiro concerto de estádio em Portugal, das guerras provocadas pelas chegadas alcoolicamente tardias aos 15 e 16 anos, das conversas enfadonhas sobre politica e pistolas de brincar no tempo do ultramar, de sentar numa sessão de slides com amigos, de lembrar a primeira cerveja bebericada e todos os anos imortalmente invocada, de me recordares o primeiro ralhete quando me apanhaste de charro na mão à porta do liceu, de chorarmos a morte dos avós, de arrumar a garagem tradicionalmente neste dia, das histórias de embalar por entre lágrimas e promessas de bom comportamento escolar, de passear o cão Kid e de um dia mais tarde o enterrar,das cadernetas e dos cromos avulso, das épicas idas à feira popular com moedas a tilintar e algodão a adoçar, de te esconder os cigarros para que 100 anos vivesses 100 anos me amasses, da primeira mão marcada na face queimada do sol, das memorias apagadas e tantas vezes relembradas, hoje é dia de ouvir a tua voz rouca e cansada dos anos que te embelezam as rugas, hoje é dia de me lembrar que tudo isto teria sido possível se tivesses estado presente, se não tivesses cobardemente fugido de uma gravidez indesejada, hoje é dia de me lembrar o quanto senti a tua falta, é dia do pai e gostava de te poder dizer-te que pai também já sou, hoje desejo que o meu filho um dia não me escreva palavras destas.
Felizmente foste fácilmente substituído, apareceram pessoas dispostas a carregar com o fardo que não lhes pertencia, é a elas que quero deixar escrito o quanto as amo, o quanto as respeito, sem as quais o dia do pai da mãe do tio da tia e da avó não fariam qualquer tipo de sentido, e a minha vida também não.

Ps - Hoje dedico especialmente um beijo muito forte ao meu Velhote.
Obrigado por tudo, amo-te muito meu Pai Vila.

5 comentários:

  1. Há quanto tempo rapaz! Está lindo o teu texto. espero que esteja tudo bem, beijokas.

    ResponderEliminar
  2. Amigo,já é a 3 vez que leio este teu texto e uma vez mais soltei umas lagrimazitas mt emocionais...está lindo...é muito importante termos sempre pessoas à nossa volta durante o nosso crescimento que nos amam muito...e tu e a tua força interior é fruto disso...mantem essa força e sensibilidade e o Gui vai ser um grande HOMEM,just like Daddy...Paty.

    ResponderEliminar
  3. Z..... é só para que possas continuar anónimo...lol.....sabes que tenho lido com atenção as tuas palavras, as tuas novidades musicais, mas este texto deixou-me uma certeza muito grande, pai é quem nos dá amor e felizmente tu tiveste o teu pai Vila, foi uma boa homenagem, gostei do teu texto ,,grande abraço,,,,o também anonimo que te manda umas mensagens do msn e nunca me respondes...lol...(N.C)

    ResponderEliminar
  4. sem palavras...apenas pk saíu da tua alma directamente p as mãos, passou dos olhos directamente p a minha alma...

    ResponderEliminar
  5. fizeste me chorar, mais uma vez... fizeste me sonhar, outra vez, como tantas
    gostava de te ver
    nao sei de que mais maneiras posso dizer desculpa ou explicar o que estas farto de ouvir, por isso nao digo nada ate poder dizer..

    ResponderEliminar